05_Concerto_FIPA_20_Fingers.png

29 FEV / 20 FINGERS: DE MOZART A CHICO BUARQUE

Data e hora: 29 Fevereiro, 21h30 
Local: Grande Auditório
Duração: 60 min
Classificação etária: M/6
Preço: 25€ Plateia / 20€ Balcão
Desconto 50% para estudantes (apenas na bilheteira local)
Desconto 15% para 7 concertos
Desconto 10% para 3 concertos
Bilhetes em tempo.bol.pt

   

4.º Festival Internacional de Piano do Algarve: "De Mozart a Chico Buarque"

Solistas: Eduardo Jordão e João Vasco

O duo de piano a 4 mãos “20 Fingers”, constituído pelos pianistas João Vasco e Eduardo Jordão, celebra 13 anos de existência em 2020. Desde a sua génese, em 2007 no âmbito do Festival “mEUsic partnership”, em Cork na Irlanda, que este duo tem conquistado todos os tipos de público, esbatendo fronteiras estilísticas, construindo pontes entre géneros, extrapolando o tradicional âmbito do recital clássico de piano.

O alinhamento deste concerto é marcado pelo ritmo, a dança e o humor e foi aprimorado ao longo dos anos, sendo neste momento uma viagem pelo tempo e por território europeu, norte e sul americano. Começando em Mozart e finalizando em Chico Buarque, o recital avança através de afinidades e pontos de contacto entre obras musicais subsequentes: Erik Satie transporta a herança de Schubert mas leva-nos a dançar o Can Can e abre caminho para a América, com o Ragtime em Parade; depois dos Ragtimes de Joseph Lamb e Zez Confrey, e continuando o ritmo de dança bem marcado, descemos para a América do Sul e para o Tango de Piazzolla; passando a fronteira argentina chegamos ao Brasil, de onde ouviremos obras de Zequinha de Abreu, Tom Jobim e Chico Buarque. Evocando o Fado e a recente distinção de património imaterial da UNESCO, apresentamos um arranjo inédito, da autoria de Eduardo Jordão, de “Maria Lisboa”, imortalizado por Amália Rodrigues.

No recital “de Mozart a Chico Buarque” João Vasco e Eduardo Jordão mantêm o rigor e profundidade herdados da formação e percurso eminentemente clássicos, nunca perdendo, porém, o objectivo primordial de se divertirem e contagiarem o público com a pura alegria de dois amigos de longa data que partilham o mesmo palco e o mesmo piano. É este o segredo deste duo de pianistas, que desde a sua estreia em 2007 já se apresentou em dezenas de palcos nacionais e internacionais, com reacções entusiásticas de público e crítica.

“De Mozart a Chico Buarque” será lançado em edição discográfica (AVA Musical Edtitions) no próximo dia 29 de Fevereiro no Festival Internacional de Piano do Algarve.
Para além das obras originais, este recital conta com arranjos inéditos para piano a quatro mãos da autoria dos pianistas Eduardo Jordão e Inês Mesquita.


Stage manager: Marco Pereira
Design gráfico: Frederico Barroso
Redes sociais: Miguel Travassos
Audiovisual: Nelson Nunes
Direção artística: Maestro Armando Mota
Produção: Artedosul

@ 2017 Todos os direitos reservados > TEMPO -Teatro Municipal de Portimão > Ficha técnica